Categorias
Alimentação

Alimentação Infantil x Saúde urológica

Composto por rins, bexiga, uretra e ureteres, o sistema urinário se responsabiliza pela produção e eliminação da urina, removendo substâncias em excesso do organismo e impurezas do sangue.

A manutenção da saúde urológica das crianças depende de diversos cuidados no dia a dia, que vão desde alimentação até a hidratação e higienização adequada.

De modo geral, adotar hábitos saudáveis é o primeiro passo para garantir a saúde urológica das crianças, colaborando para a prevenção de infecções urinárias e demais alterações que possam afetar o trato urinários dos pequenos.

A alimentação é um aspecto que merece atenção especial, uma vez que uma dieta balanceada garante o funcionamento adequado do organismo.

Saúde urológica das crianças e alimentação: qual a relação?

Por mais que a alimentação não seja um fator considerado decisivo para o desenvolvimento de doenças que afetam o trato urinário, ela pode contribuir diretamente para a saúde urológica das crianças. Isso porque a adoção de uma dieta balanceada favorece a saúde geral dos pequenos, evitando diversos tipos de doença.

A má alimentação é pode trazer inúmeros problemas de saúde às crianças, sendo considerada uma grande preocupação mundial. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), pelo menos 1 em cada 3 crianças com menos de 5 anos apresenta desnutrição ou sobrepeso.

Além disso, a entidade aponta que 2 em cada 3 crianças com idade entre 6 meses e 2 anos não recebe alimentos adequados para o crescimento adequado de seu corpo e desenvolvimento cerebral. Como consequência, elas ficam com o desenvolvimento cerebral em risco, além de mais suscetíveis a infecções e diversas enfermidades.

Como manter a saúde urológica das crianças em dia?

Por mais que a alimentação influencie diretamente na saúde como um todo, quando o assunto é a saúde urológica das crianças, existem alguns alimentos que são recomendados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, devem fazer parte da dieta dos pequenos:

  • Cebola;
  • Salsa;
  • Melancia;
  • Pepino;
  • Verduras;
  • Melão;
  • Frutas cítricas.

Hidratação e outros cuidados

Além disso, os pais devem ficar especialmente atentos à hidratação dos pequenos. A urina é formada basicamente por água, além das demais impurezas que o organismo precisa eliminar. Quando a hidratação está inadequada, o corpo acaba não conseguindo limpar essas substâncias, favorecendo assim a formação de pedras nos rins.

Caso a criança já apresente alguma condição urológica, como infecção urinária, além de ser devidamente acompanhada por um médico uropediatra, a criança deverá beber água — uma ação que pode contribuir diretamente para a eliminação das bactérias presentes no organismo.

A hidratação adequada, portanto, também se destaca como uma das principais maneiras de garantir a saúde urológica das crianças.

Esta pode ser uma tarefa complicada, já que muitas crianças não gostam de água. Como alternativa, os pais podem oferecer sucos naturais, água de coco e picolés de fruta.

Outros cuidados considerados fundamentais para garantir a saúde das crianças incluem a prática regular de atividades físicas e a exposição solar na medida certa, contribuindo para a imunidade das crianças.