Estrias: O que Causa, Tratamentos e Como Evitar?


mulher mostrando marcas de estrias no corpo

O que são estrias?

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade).

Estrias são lesões na pele em formato linear paralelas e que podem variar de espessura e de comprimento que vão de 1cm a vários centímetros, geralmente as estrias geralmente são vermelhas, roxas ou rosas e depois vão ficando brancas.

As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres na gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são mais comuns nas mamas, abdome, quadris, culotes, coxas e nádegas.

Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno.

Como as estrias aparecem?

As estrias surgem quando as fibras do colágeno e da elastina se rompem, pois elas são as responsáveis pela elasticidade da pele dos seres humanos, e estão localizadas na derme que é a camada mais profunda da pele.

Elas ocorrem devido a variações hormonais e pela distenção exagerada da pele, ela geralmente acontece na puberdade, por causa do crescimento exagerado que ocorre nesta fase da vida, muito comum em pessoas que tem um metabolismo com facilidade de aumentar ou diminuir de peso, ela também pode ocorrer durante a gravidez ou por obesidade.

Como fazer para não ter estrias?

O surgimento das estrias depende muito da genética de cada pessoa, algumas pessoas desenvolvem estrias até engordando pouco, enquanto que outras não desenvolvem estrias mesmo quando a distenção da pele é muito grande como na gravidez.

Para evitar as estrias é recomendável que as pessoas hidratem muito a pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitar que elas apareçam principalmente em pessoas que já tem um histórico de família onde as estrias costumam aparecer cedo.

Outra dica de acordo com especialista, é beber no mínimo dois litros de água por dia (8 copos de água), evitar ganhar peso rápido de mais, evitar comer gorduras, frituras e doces e praticar atividades físicos diariamente como por exemplo a caminhada.

Criar o abito de fazer massagem com uma certa frequência também ajuda para evitar as estrias, pois ativa a circulação sanguínea, desintoxica e hidrata a pele, uma técnica eficaz e com preço acessível é a Lipoescultura Gessada, que utiliza produtos específicos para tratar de estrias, celulite, flacidez, gordura localizada, flancos e culotes técnica que drena e reduz medidas já na primeira aplicação.

Como eliminar ou clarear as estrias?

Separamos 3 dicas que ajudam a eliminar e a clarear as estrias de maneira efetiva, são elas:

  • Para amenizar as estrias, a pele deve ser hidratada constantemente.
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Passar cremes nutritivos e hidratantes a base de vitamina A e D. A função dos cremes é evitar o ressecamento e melhorar a elasticidade da pele;
  • Fazer 10 minutos diários de massagem com os hidratantes para facilitar a penetração e melhorar a circulação sanguínea.

Como evitar estrias durante a gravidez?

Durante a gravidez, aumento de peso, mudanças hormonais e crescimento acentuado dos seios e do abdômen é um momento favorável para o aparecimento de estrias.

O número é significativo, em cerca de 90% das mulheres gestantes, as estrias se fazem presentes, ainda nos últimos meses, quando o feto cresce rapidamente dentro do útero.

Do terceiro ao oitavo mês de gestação, normalmente a mulher tem um aumento significativo dos corticóides do corpo. Esses hormônios acarretam retenção de água e diminuem a nutrição dos tecidos, o que causa estrias também.

O ideal é agir preventivamente e manter cuidados durante a gravidez, como:

  • Mantenha sempre a pele hidratada;
  • Uma boa massagem, entre elas drenagem Línfatica e Relaxante. Lhe fará bem tanto para seu corpo como para sua mente (por precaução, antes peça autorização ao seu Médico) ;
  • Utilize sabonete neutro e banho com água morna;
  • Exercícios, desde que feitos com moderação;
  • Alimentação saudável, evitando frituras, gorduras trans, doces e excesso de sal;
  • Roupas não tão justas, também ajudam a evitar o problema;
  • Evite salto alto;
  • Não utilize perfumes, nem produtos químicos na pele;

Além de tudo isso, procure um especialista, pois só ele sabe qual a recomendação adequada para cada caso.

Se as estrias já apareceram, o médico também é o profissional que pode indicar o tratamento mais aconselhável, e o mais importante, sem efeitos colaterais.

Fonte: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/estrias/6/

Dr. Daniel Stellin CRM: 111.635

Deixe um comentário