As linhas de expressão são traços que surgem em nossos rostos e são manifestadas pelo envelhecimento e movimentos faciais. Elas se localizam em testas, olhos e boca. São conhecidas popularmente como rugas, pés de galinha e bigode chinês.

A elasticidade e a plasticidade são características de nossa pele, que ao passar dos anos diminuem. A elasticidade é a característica de expansão e contração e, a plasticidade é a característica de se moldar ao seu estado normal. Além do envelhecimento, os movimentos que expressamos em nosso rosto podem atenuar as linhas de expressão.

Seria maravilhoso se tivéssemos o poder de pausar definitivamente o nosso envelhecimento.

É apenas um sonho, mas podemos atenuar essas linhas, então vamos conhecer alguns tratamentos para linhas de expressão.

Qual o melhor tratamento para linhas de expressão?

Os cuidados com a pele devem ser realizados com uma rotina diária. Por que você escova os dentes quando acorda, após as refeições e ao dormir? Porque faz parte de sua rotina de higiene pessoal. E qual sua rotina diária com a pele do rosto? O cuidado e a proteção começam em casa. Deve ter o cuidado de usar produtos de qualidade, e, somente recomendados por médicos e profissionais da área de saúde. Podemos considerar isso como um primeiro passo para ajudar em seu tratamento para evitar ou retardar o surgimento de rugas.

O segundo passo é consultar um cirurgião plástico. Este especialista poderá orientar a melhor prática de acordo com uma avaliação física.

Mulher com linhas de expressão nos lábios e bigode chinês
Mulher com linhas de expressão nos lábios e bigode chinês

Tratamentos existentes para rugas

Realizar um tratamento estético no rosto para atenuar linhas de expressões além de rejuvenescer pode trazer benefícios como aumento da autoestima, imagem pessoal associada ao cuidado, e um aspecto saudável.

Um cirurgião plástico pode recomendar aplicação de Botox ®, tratamentos a laser, e aparelhos para estimular a produção de colágeno e atenuar a flacidez da pele do rosto.

Tratamento com Toxina Botulínica – Botox®

Após ouvir as reclamações da paciente sobre seu aspecto e seus desejos de melhoria, o cirurgião plástico realiza uma análise da face com suas movimentações que expressão alegria, preocupação, ou até mesmo problemas oftalmológicos, como por exemplo apertar os olhos para enxergar melhor. Serão definidas práticas e etapas deste procedimento, a dosagem, a quantidade de aplicações. Cada aplicação dura em média 30 minutos.

O tratamento com Toxina Botulínica auxilia preventivamente e suavemente nas linhas de expressão. Este procedimento é muito simples de ser realizado.

Este é um tratamento altamente eficaz, fácil e prático de ser realizado e seu custo atualmente já não é mais tão elevado como antigamente.

A paciente, após o tratamento com botox para rugas, poderá retornar as suas atividades normais.

O aparecimento de pequenas manchas roxas pode ocorrer, mas nada significativo, podendo ser disfarçado com produtos de maquiagem habitual. O procedimento é quase indolor e age rapidamente, em torno de 24 ou 48 horas da aplicação.

Se você pensa no melhor tratamento para linhas de expressão , o Botox® pode ser sua solução.

Tratamento com Ácido Hialurônico

Geralmente, as pessoas acreditam que o ácido hialurônico e a toxina botulínica são procedimentos iguais e que agem da mesma maneira na face. Mas eles são substâncias diferentes e também agem com funções diferentes.

Dependendo do aspecto da face e a avaliação do cirurgião plástico, o melhor tratamento para as linhas de expressão poderá ser o tratamento com o ácido hialurônico.

Se o diagnóstico do seu cirurgião plástico e de seus objetivos é dar volume e contorno ao rosto, com preenchimento de “sulcos” (espaços), a paciente poderá realizar este procedimento.

Os procedimentos podem ser aplicados em conjunto, pois eles apresentam complementações diferentes, assim como seus resultados. Os dois procedimentos ajudam a paciente a adquirir uma aparência mais harmônica e jovial.

Por fim, é importante ressaltar que o melhor tratamento para linhas de expressão é o recomendado pelo seu cirurgião plástico.