Calculadora de IMC


IMC é a sigla para o Índice de Massa Corpórea, índice utilizado mundialmente adotado pela OMS para calcular o peso ideal de cada pessoa.

Utilize a calculadora abaixo para descobrir seu IMC.

Powered by YAZIO

Como é calculado o índice de massa corporal?

O Índice de Massa Corporal é um cálculado usando a altura e o peso de uma pessoa. O cálculo utiliza a fórmula kg / m2, em que kg é o peso de uma pessoa em quilogramas e m2 é a sua altura em metros quadrados.

Um IMC de 25,0 ou mais é considerado acima do peso, enquanto a faixa saudável e recomendada pelos médicos é entre 18,5 e 24,9. O IMC se aplica à maioria dos adultos entre 18 e 65 anos.

Indicações da calculadora de IMC

A calculadora de IMC não é recomendada para bodybuilders, atletas de alta performance, mulheres grávidas, idosos ou crianças. Isso ocorre porque a calculadora não leva em consideração se o peso é composto de músculos ou gordura, nesses casos é indicado realizar o exame de bioimpedancia.

Aqueles com uma maior massa muscular, como atletas, podem ter um IMC alto, mas não correm risco à saúde. Aqueles com menor massa muscular, como crianças que não completaram o crescimento ou idosos que podem estar perdendo alguma massa muscular, podem ter um IMC menor.

Durante a gravidez e a lactação, a composição corporal da mulher muda, portanto, o uso do índice de massa corpórea não é apropriado.

Referências:
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Report of a World Health Organization Consultation. Geneva: World Health Organization, 2000. 253 p. (WHO Obesity Technical Report Series, n. 894).
http://www.who.int/nutrition/publications/obesity/WHO_TRS_894/en/

LIPSCHITZ, D.A. Screening for Nutritional Status in the Elderly. Primary Care, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 55-67, mar.1994.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8197257