Aqueles que têm uma rotina diária altamente exaustiva e se desdobram de qualquer forma para lidar com trabalho, estudos, casa e filhos, muitas vezes, colocam a atividade física no final da lista de prioridades… Se você é uma dessas pessoas, esta na hora de repensar suas prioridades.

Cada vez mais a população tem se conscientizado quanto a atenção aos cuidados com a saúde, porém muitas vezes por falta de tempo ou disposição esquecemos da importância da atividade física e o impacto que sua prática pode causar em nosso dia-a-dia.

Confira qual a importância e os principais benefícios das atividades físicas:

Principais benefícios da atividade física

Os exercícios físicos aumentam a disposição.

Essa é a primeira mudança que você irá perceber, as atividades físicas são capazes de aumentar significativamente sua disposição durante as tarefas rotineiras. Isso quer dizer que você consegue dormir melhor e acordar mais disposto para realizar as atividades do dia seginte sem se cansar com facilidade.

E o melhor: para conseguir essa energia, não é preciso realizar atividades físicas extremas, você pode começar com algo simples e que não leve o seu corpo ao extremo. Um alongamento seguido de uma caminhada ou de uma corrida leve durante meia hora por dia já é o bastante para perceber o resultado!

Os exercícios físicos ajudam melhoram o condicionamento físico

Além de queimar gordura, quem pratica exercícios regularmente começa a perceber uma definição gradual dos músculos trabalhados. Isso quando é criada uma rotina de treinos composta por exercícios mais puxados e direcionados, como as aulas de spinning para a definição das pernas ou o levantamento de pesos (halteres) para os braços.

Vale ressaltar, também, que há uma melhora no condicionamento mental quando passamos a gastar mais energia com exercícios físicos. Ficando mais fácil se concentrar nas tarefas do dia a dia — e a produtividade no trabalho e nos estudos aumenta consideravelmente.

Fortalecimento do Organismo

A importância da atividade física também diz respeito ao fortalecimento do nosso organismo. Uma vez que além de deixar tendões e ligamentos mais flexíveis e a musculatura mais forte, é possível perceber, também, o fortalecimento no funcionamento do coração, do sistema respiratório e da imunidade.

Benefícios da atividade física para as crianças

As atividades físicas também são importantes para as crianças, pois além de ser auxiliar na aquisição de habilidades psicomotoras, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e melhora no convívio social.

Com a prática regular de exercícios pode funcionar como uma via de escape para a energia “extra normal” das crianças, ou seja, sua hiperatividade funcional. Além disso, quando aliados com uma alimentação saudável e balanceada, ajudam a reduzir os riscos de obesidade infantil.

Benefícios da atividade física para os idosos

Engana-se quem pensa que apenas o público jovem deve praticar exercícios, os idosos podem e devem realizar atividades físicas.
A falta de aptidão física e a capacidade funcional pobre são umas das principais causas de baixa qualidade de vida, nos idosos, com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade muscular, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercícios.

Com a prática rotineira iniciam-se mudanças corporais, melhora na auto-estima, na autoconfiança, na afetividade e aumento na socialização. Ou seja, os idosos obtém benefícios na prática de atividades físicas tanto quanto os jovens.