O que é Catabolismo e Como Evitar?


Homem enfrentando perda de massa magra

O catabolismo é uma processo metabólico em que o organismo utiliza suas próprias reservas para repor energia e tecidos desgastados durante o exercício.

Além do catabolismo provocar uma diminuição da massa magra, a pessoa também terá uma redução em seu desempenho.

Como ocorre o Catabolismo?

Para que ocorra o catabolismo é necessário que primeiro já tenha ocorrido o anabolismo (construção de massa muscular).

O nosso corpo busca a todo o momento, até mesmo quando estamos em repouso, moléculas de energia para manter as funções básicas do corpo. Uma dessas moléculas energéticas, por exemplo, é a glicose.

Quando captada é adicionada ao organismo de diversas maneiras, que por sua vez é usada como principal fonte de energia para os músculos. A energia encontrada na glicose é usada em três funções: 1 para que os músculos desempenhe suas funções,  2 criar novas células, 3 criando novas células aumentará o tamanho dos músculos.

Neste caso, a glicose e as proteínas são usadas para aumentar os músculos. Isso é o anabolismo!

No entanto, o catabolismo ocorre quando os níveis de energia (glicose) estão em baixa no corpo. Principalmente se ocorrer a baixa desses níveis durante a prática de exercícios físicos, momento que a demanda de energia e muito maior.

Nesses momentos o processo citado acima fica sendo o inverso. Pois havendo a falta de energia para os processos básicos do corpo, fará com que o organismo extraia dos músculos os nutrientes em falta, destruindo assim os músculos e os tecidos fibrosos para criar energia a ser fornecida aos processos básicos.

Os nutrientes musculares serão quebrados e transformados em pequenas moléculas de energia. Este é o processo conhecido como catabolismo.

Além de ocorrer durante o exercício, o catabolismo também ocorre em situações de estresse devido a alterações no nível do hormônio cortisol, que realiza diversas funções no corpo, como ações anti-inflamatórias e respostas imunes. O jejum por exemplo é um desses fatores.

Como evitar o Catabolismo?

Para não catabolizar existem algumas dicas muito úteis e simples, como comer várias vezes ao dia, comer a cada 3 horas, dar um tempo de descanso para o corpo após o exercício e ter uma boa noite de sono.

Confira abaixo 7 dicas para evitar o catabolismo.

  1. Evitar á prática de exercícios em excesso (Overtraining). O ideal é treinar no máximo 1 hora por dia e não mais que isso;
  2.  Consumir sempre alimentos que contenham uma variedade maior de nutrientes, procure alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e proteínas;
  3. Consuma alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico, exemplo batata doce;
  4. Consuma alimentos ricos em fonte de energia, carboidratos, logo após a prática de atividades físicas;
  5. Consumir alimentos que tenham gorduras saudáveis pode proporcionar energias que serão bem usadas durante os exercícios e no dia a dia;
  6. Descanse entre os dias de treino, para cada grupo muscular se recupere, a recuperação de um grupo muscular pode levar no mínimo 48 horas.
  7. Consuma mais alimentos com vitamina C, ou em cápsulas.

Deixe um comentário