A cirurgia plástica para a colocação de prótese de silicone é uma das mais procuradas por mulheres nos consultórios brasileiros. No entanto, grande parte das mulheres que desejam aumentar os seios através de cirurgia plástica, também pretendem ter filhos e muitas têm dúvidas a respeito do assunto.
A melhor forma de saber se a prótese de silicone vai ter alguma interferência durante a amamentação, é conversando com um especialista ou expressando suas dúvidas antes de realizar a cirurgia.
Dentre as principais dúvidas sobre amamentação com silicone, geralmente podemos destacar:
- Riscos;
- Se a prótese dificulta a produção do leite;
- Se o silicone interfere na qualidade do leite;
- Se é melhor colocar a prótese antes ou depois de engravidar.
Conteúdo:
Perguntas e respostas sobre prótese de silicone e amamentação
Não. Obviamente, é preciso que a cirurgia seja feita por um profissional confiável e responsável, no entanto, quando as próteses de silicone são colocadas de maneira correta, não há interferência alguma.
Após a amamentação, é comum que os seios fiquem mais flácidos, por conta do aumento de tamanho ocorrido pela produção de leite. Mesmo quando a mulher já tem silicone, isso pode ocorrer, em alguns casos mais, em outros menos. Por isso, muitas mulheres optam por colocar silicone apenas após engravidar e amamentar, assim, podem corrigir os problemas de flacidez, sem precisar se submeter a tratamentos ou cirurgias após amamentar.
A cirurgia de mamoplastia de aumento ou o tipo de prótese de silicone, não costuma oferecer riscos ou mudar a produção de leite e a amamentação. No entanto, quando a incisão é feita pela auréola, pode haver mais riscos de desvio dos ductos mamários ou causar danos às glândulas mamárias. Sendo assim, este método não é indicado para mulheres que pretendem ter filhos, é importante comunicar isso ao seu médico.
Não. O silicone não tem qualquer interferência na qualidade do leite, nem na quantidade de leite que cada mulher produz durante a gravidez e amamentação. A prótese fica protegida por um tipo de película resistente e não interfere no organismo da mulher. Mesmo em casos raros de rompimento da prótese, o produto não se espalha pelo corpo, por conta dessa proteção. Não há com o que se preocupar em relação a isso.
Muito provavelmente, não. O corpo não demora tantos meses para se adaptar às próteses de silicone. Sendo assim, quando chegar ao final da gestação e ao período de amamentação, tudo ocorrerá normalmente. Mas, caso ainda se sinta insegura, procure orientações com seu cirurgião.
Esse é um mito, pois as próteses cônicas, anatômicas, arredondadas e todos os outros tipos não influenciam na produção de leite. Cada mulher tem um organismo, caso produza mais ou menos leite, não será por conta do silicone e sim por outras particularidades.
Existem muitas dúvidas em torno do silicone e da amamentação, mas, é importante dizer que dificilmente, o aumento das mamas vai atrapalhar o aleitamento. No entanto, para não restar dúvidas, converse com um especialista, e leia esse artigo com dicas para amamentar corretamente.