Como Tirar Queloide?


Queloide no furo do piercing

O que são Queloides?

As queloides são causadas por uma lesão, cirurgia, queimadura, arranhão ou acidente e diferem do tecido normal da pele, porque ocorre o fechamento de forma tumoral.

A cicatriz da queloide não pode ser removida 100%. As queloides são caracterizadas por um crescimento em torno da área da ferida ou de costura. Onde produz um aro que se desenvolve mesmo fora dos limites da primeira lesão. Nesse artigo vamos ensinar como tirar uma queloide.

Durante o desenvolvimento da queloide ela traz dor, coceira e ardor. Sem mencionar que, de acordo com o local onde estão localizadas, podem interferir na autoestima do paciente.

Infelizmente não há cura para queloide, e sem causas conhecidas de sua aparência, mas, de forma geral os médicos acreditam que ocorrem devido a fatores hormonais e genéticos.

Como Tratar Queloides?

Então o que fazer para tratar a queloide? Primeiro, é necessário buscar a prevenção. Normalmente saber com base no histórico familiar se alguém da família possui.

Neste sentido, se você estiver envolvido em um acidente ou tem que ir para a sala de operação, por qualquer motivo, informe o seu médico, se há uma história na sua família caso se você já tiver uma lesão deste tipo. Também é recomendado não fazer tatuagens, piercings ou cirurgias.

Nos estágios iniciais da cicatriz (quando não completou um ou mais mêses), podese injetar um produto à base de esteróide que melhora significativamente sua aparência, espessura e nível de altura. Uma vez instalado na pele, este tratamento não é possível.

Queloide no piercing

Como remover queloide? 1
Queloide no local do piercing

O que você nunca deve fazer é se submeter a uma cirurgia plástica para remover a queloide, pois mais de 50% dos casos, você obtém o oposto: a ferida aumenta a queloide.

Os tratamentos mais comuns para queloide incluem terapias agressivas que podem ser resumidos em:

  • Patches e bandas de silicone;
  • Crioterapia;
  • Cirurgia. (Não recomendado, consulte um especialista);
  • Radioterapia;
  • Eletroterapia, com bons resultados até o momento;
  • Injeções de esteróides, eficazes apenas nos estágios iniciais;
  • Laser para remover a protuberância.

Seja cuidadoso com estas técnicas, pois elas podem causar queimaduras e uma nova cicatriz.

Veja os principais cuidados com cicatrizes.

Principais Cuidados com a Queloide

A eficácia destes tratamentos é muito limitada e, em alguns casos, não só não é capaz de reduzir o aparecimento da lesão, mas isto aumenta ou alarga. Portanto, um bom recurso é usar com cuidado produtos naturais, para pacientes sem contraindicações ou efeitos colaterais.

Pomada para Queloide

Não faça experiências com seu corpo e se auto medique, é possível utilizar plantas com emoliente, cicatrizantes ou calmantes, em forma de óleos ou pomadas já preparados. As mais recomendadas são:

  • Géis naturais específicos ou cremes feitos com extrato de cebola;
  • Óleo essencial de calêndula quando a cicatriz está em seus estágios iniciais;
  • A essência de rosa mosqueta opera milagres com cesariana. Também pode ser usado no tratamento de queloide;
  • Óleo de lavanda, para suavizar e desinfetar;
  • Preparado com, pelo menos, 10% de sementes de mostarda;
  • Óleo essencial de perpétua, combinada com rosa mosqueta ajuda a suavizar essas feridas;
  • Aparentemente, o fato de massagear a lesão com estes óleos conduz à melhoria da aparência.

Seja consistente, não beliscar, arranhar ou coçar a ferida.

O milagre da terapia neural

Uma das terapias mais eficazes e menos conhecidos, por formação de queloides é terapia neural. Consiste em infiltrar anestésico diluído localmente (cloridrato de procaína 1 ou 0,5%) na cicatriz.

Procure especialista em Terapia Neural em sua área e peça conselhos sobre o seu caso particular.

E, finalmente, se a cicatriz não o impede de realizar suas tarefas diárias, tente um exercício de amar, apesar de ter que conviver com esta lesão. Faça um esforço para ter uma autoestima elevada. Não caia na tristeza por isso. Não vale a pena!

Assista um video abaixo de Como remover cicatrizes com queloides

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Deixe um comentário