É comum as pessoas pensarem que o endocrinologista lida somente com a perda de peso. No entanto, a atuação desse profissional vai muito além disso.

O endocrinologista é o médico que trata as alterações nas glândulas endócrinas e nos hormônios da pessoa. Sendo assim, o trabalho do médico endócrino também inclui a fase de desenvolvimento do paciente, o metabolismo, entre outras funções do organismo.

Confira a seguir quais são as doenças tratadas pelo médico especialista em endocrinologia e os principais exames solicitados por esse profissional.

O que o endocrinologista pode tratar?

Os principais distúrbios endócrinos tratados pelo endocrinologista são:

Andropausa: a condição pode ser tratada pelo andrologista e pelo médico endócrino. Trata-se da diminuição na produção hormonal do homem que acontece durante o envelhecimento.

Diabetes: a insulina é o hormônio que controla a glicemia. Quando ocorre alguma alteração nela, o sangue fica com excesso de açúcar no sangue, gerando a diabetes.

Distúrbios da puberdade: durante a puberdade o corpo passa por uma série de mudanças, principalmente sob o ponto de vista hormonal. Quando esses hormônios apresentam alterações, a pessoa pode ter o seu desenvolvimento — como o nascimento dos pelos, por exemplo — atrasado ou precoce.

Hipertireoidismo: condição caracterizada pela produção excessiva dos hormônios tireoidianos. Alguns dos sintomas mais comuns são: perda de peso, cansaço e aumento da transpiração.

Hipotireoidismo: é possível dizer que o hipotireoidismo é o contrário do hipertireoidismo, ou seja, nesta condição ocorre uma queda na produção dos hormônios da tireoide. Os principais sinais da condição são o ganho de peso, pele seca e queda de cabelo.

Obesidade: existem vários hormônios que atuam nas pessoas obesas. Um dos que mais afetam esses pacientes é a leptina, secretada pelas células gordurosas. Como há um aumento na produção de leptina, o hipotálamo — região do cérebro responsável por diversos processos metabólicos — não compreende que a pessoa está saciada.

Quais são os exames pedidos pelo médico endócrino?

A investigação que o endocrinologista conduzirá está diretamente ligada com o relato do paciente. Considerando que o campo de atuação do médico endócrino é amplo, é importante que a pessoa compartilhe todos os sintomas e dúvidas que tiver para que o profissional faça um diagnóstico preciso e, consequentemente, desenvolva um tratamento eficiente.

Inicialmente, os exames solicitados pelo médico especialista em endocrinologia são:

  • Exame de urina;
  • Exame de sangue;
  • Dosagem hormonal.

Caso o médico endócrino queira aprofundar a análise diagnóstica haverá a solicitação de testes e exames mais específicos.

Quando ir ao endocrinologista?

É importante ressaltar que o médico endócrino deve ser procurado por todas as pessoas com mais de 18 anos, mesmo que elas não tenham sintomas aparentes. Isso porque, algumas alterações hormonais podem ser silenciosas, fazendo com que o quadro se agrave conforme a pessoa não procura assistência médica.

Para as pessoas que têm menos de 18 anos, a indicação é ir ao médico especialista em endocrinologia quando ocorrer um crescimento deficiente ou excessivo, ao aparecer pelos no rosto (apenas para as mulheres), quando houver alterações intestinais, entre outros sintomas que indiquem a existência dos distúrbios endócrinos citados anteriormente.

O endocrinologista é um profissional que deve fazer parte dos cuidados com a saúde não somente quando ocorre o excesso de peso, mas, principalmente, quando houver indícios de alteração hormonal. Para garantir a qualidade de vida, é importante visitar o médico endócrino anualmente após a maioridade.