Categorias
Doenças

Eczema: O que é, Causas e Tratamentos

Se você luta contra o eczema, sabe que pode ser uma das condições de pele mais difíceis de tratar. Pode inflamar-se quando menos se espera, os sintomas são muitas vezes óbvios e desconfortáveis, e não há realmente uma cura definitiva.

O eczema é uma inflamação da pele que pode causar coceira, inchaços e irritação.

Abaixo, escrevemos um artigo sobre como tratar o eczema, desde o que pode desencadear irritações até aos ingredientes em produtos de beleza que podem e devem ser incorporados na sua rotina de beleza.

O que é o Eczema Facial?

O eczema facial é a mesma condição que o eczema corporal, apenas com os sintomas semelhantes a erupções cutâneas que ocorrem acima do pescoço.

A sua pele tornar-se irritadiça, inflamada, seca, e vermelha durante uma erupção cutânea. Claro que, quando tiver eczema no rosto, será mais notório do que quando estiver no seu corpo – e pode ser mais sensível.

A inflamação no eczema facial é muitas vezes muito desconfortável devido à localização e também pode ser extremamente mais doloroso, uma vez que a pele facial é mais sensível.

Eczema no rosto
Eczema Facial

Para acrescentar ao quão desagradável o eczema pode ser para tratar, existem na realidade três tipos (e, sim, todos os três podem surgir no rosto): dermatite atópica, a variedade mais comum que é considerada de longa duração ou crónica; dermatite de contato, também conhecida como dermatite de contato alérgica, que ocorre no local de exposição e requer atenção médica; e dermatite seborreica, que é desencadeada pela acumulação de óleo e acontece principalmente no couro cabeludo, costas, ou peito (embora possa estar no rosto).

Normalmente, quando as pessoas dizem “eczema“, referem-se à dermatite atópica – embora o tratamento para todos implique a utilização de produtos suaves e calmantes.

O que causa o eczema?

Uma longa lista de fatores pode causar o aparecimento de eczema.

Pode ser qualquer coisa que active o sistema imunológico ou qualquer coisa com que se tenha contato. Entre os principais fatores estão a alimentação, o ambiente, o clima e, mais frequentemente: o stress.

Veja aqui: Os 10 melhores alimentos para a pele.

De fato, em uma pesquisa da Sociedade Nacional de Eczema realizada em 2020, o stress foi identificado como o maior desencadeador de erupções de eczema. Curiosamente, muito mais mulheres (57%) foram afectadas do que homens (41%).

Contudo, as erupções faciais normalmente não duram tanto tempo como as do corpo. Ainda podem durar algumas semanas, mas esse tempo pode ser encurtado com a ajuda de um tratamento adequado.

Como Tratar o Eczema Facial?

Lembre-se: Não há uma forma mágica, mas há uma serie de remédios que vão desde esteróides tópicos a terapias de luz facial. A maioria dos médicos recomenda a utilização de hidrocortisona de venda livre para a coceira. Mas se não desaparecer ao fim de uma semana, o recomendado é sempre buscar um dermatologista.

Terapia com luz infravermelha

Outro tratamento popular é a fototerapia, também conhecida como terapia com luz LED. “A terapia com luz infravermelha é incrivelmente curativa devido à sua capacidade de aumentar a produção de ATP (também conhecida como reparação celular) e impulsionar a actividade do fibroblasto (produção de colágeno).

Tratamentos regulares com luz de LED – feitos cerca de duas a três vezes por semana – reduzem os níveis de inflamação e dor. Até ajudam a acelerar o tempo de recuperação e a prevenir sintomas crónicos.

O que evitar?

No meio de um surto, evitar qualquer produto ou de um tratamento com álcool, fragrâncias, ácidos retinóides, vitamina C, lanolina e óleos pois podem irritar e secar a sua pele se estiver propenso ao eczema.

Dermaroller e pelling são os principais tratamentos para se evitar se você estiver com indicíos de eczema.

O que procurar?

Para a sua rotina de cuidados de pele, procure ingredientes para hidratação. Estes são os seis melhores que encabeçaram as nossas listas de acordo com especialistas:

  • Ceramidas: As ceramidas são as favoritas porque são feitas naturalmente pela pele, mas frequentemente, a pele com tendência para o eczema carece delas, além disso o ingrediente ajuda a suavizar a pele.
  • Ácido hialurónico: O ácido hialurónico básico hidratante é outra escolha sólida, uma vez que é um humectante que ajuda a retirar do ar a humidade extra da pele.
  • Farinha de aveia coloidal: Nos produtos de beleza, esta é composta por antioxidantes e anti-inflamatórios químicos vegetais para acalmar a irritação da pele.
  • Niacinamida: A niacinamida ajuda a reforçar a barreira natural da pele, que é frequentemente comprometida durante um surto de eczema.
  • Humectantes: “Os humectantes (como o mel) também podem ser bons para a reparação da barreira. A glicerina é outra opção.
  • Óleos Botânicos Naturais: Óleos vegetais, como jatoba, coco, e gerânio, penetrarão profundamente na pele para ajudar a aliviar a secura.

Lembre-se que encontrar aquilo que a sua pele responde melhor é um processo de tentativa e erro. A pele de cada pessoa é diferente. Faça sempre um teste em um local não infeccionado antes de experimentar um novo produto.

Fonte: https://eczema.org/